O que ninguém nunca te falou sobre viver de blogs

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Se você descobriu que é possível ganhar dinheiro na internet e viver de blogs, deve estar bastante empolgado com a ideia, não é mesmo? Provavelmente já andou procurando alguns cursos e encontrou fórmulas "garantidas" para ganhar muito dinheiro sem trabalhar quase nada, acertei de novo?

Mas a realidade é um pouco diferente meu caro amigo. Não escrevi este artigo para te desanimar, mas para que você saiba o que realmente te espera no mundo dos blogs.

Ninguém vive só de Adsense

moedas

Ou pelo menos quase ninguém. Lamento se você gastou suas economias com algum curso que lhe aplicou esta história, mas a verdade é que para viver somente de Adsense, seria preciso um fluxo de visitação muito grande, o que é praticamente impossível para um iniciante.

Tendo como base os blogs que administro, creio que para viver somente com ganhos do Adsense seria preciso uma média de 5 mil visitas (depende do nicho do site) por dia no site. Claro que tudo depende de quanto dinheiro você precisa para (sobre)viver, eu levei em consideração um salário mensal entre R$ 1.200 e R$ 1.500.

O primeiro pagamento demora pra vir

Quando você compra um curso sobre dinheiro online, eles dizem que em 2 ou 3 meses você já terá ganhos suficientes para complementar sua renda ou até mesmo largar seu emprego, quando na verdade para você realmente ganhar algo palpável demora em torno de 1 ano.

Lógico que tudo depende do quão bom é seu primeiro produto, e existem casos de blogueiros que em apenas 1 mês conseguiram faturar alto, mas são pouquíssimos que chegam a estes resultados.

Você não pode largar seu emprego para blogar

Ao contrário do que muitos pensam, blogar é um processo que evolui gradativamente, então, a menos que você tenha um pai rico para bancar suas despesas, você não vai poder largar seu emprego e se dedicar somente aos blogs, ao menos não imediatamente.

Você deve criar seu blog e ir trabalhando nele, aos poucos você começará a ver resultados, e depois de algum tempo de trabalho poderá declarar sua independência profissional e talvez parar de ser empregado para virar um empreendedor na internet.

Você PRECISA trabalhar (muito)

trabalho

A ilusão que se tem sobre ser blogueiro, é que é possível ganhar dinheiro sem fazer nada. Dinheiro, meu amigo, é uma consequência do seu trabalho, portanto, se você não trabalhar não terá ganhos.

Para ter um blog, você vai precisar passar muitas horas do seu dia escrevendo, gravando vídeos, criando produtos/serviços, procurando plugins ou sistemas para gerir e vender o que você produz, buscando programas de afiliados para seu blog e por aí vai.

Não bastasse toda parte operacional, você ainda precisa ter boas ideias para criar seu conteúdo e fazer com que ele seja diferente de tudo que existe atualmente.

Ninguém ensina tudo

Isso mesmo, se alguém lhe falou que irá lhe ensinar TUDO sobre ganhar dinheiro na internet, essa pessoa enganou você. Primeiro porque ninguém sabe tudo, e segundo porque mesmo que a pessoa saiba ela não vai lhe ensinar, afinal de contas ela quer se manter em um nível superior ao seu.

Você precisa investir para começar

Essa conversinha fiada de que na internet não precisa gastar nada para começar um negócio é uma grande enganação. Toda renda começa com um investimento, seja de tempo ou de dinheiro.

Inexiste a possibilidade de começar um blog sem gastar alguns trocados, pode até ser pouco mas precisa investir.

Você precisa perder dinheiro para ganhar

perder dinheiro

Parece meio confuso mas é a mais pura verdade, você precisa perder alguns trocados para aprender a ganhar dinheiro. SEMPRE vai acontecer de você comprar um material que não é bom, adquirir um plugin que não faz aquilo que diz, investir na opção errada, usar afiliados que não pagam, entre tantas outras coisas que podem acontecer.

Não desanime, isso na verdade faz você adquirir experiência que será muito útil futuramente. Sempre dizem que "é batendo a cabeça que aprendemos a desviar os obstáculos".

Menos de 1% sobrevive

De todos os milhares de blogs criados diariamente, menos de 1% deles vão realmente ganhar algum dinheiro, todos os demais serão abandonados em pouco tempo. Mas na verdade quem define essa estatística não é o mercado, mas você com suas atitudes e estratégias.

Portanto só depende de você fazer o seu blog entrar para essa pequena porcentagem de blogs bem sucedidos.

Conclusão

Como eu disse lá no início, meu objetivo não era desanimar ninguém, apenas alertar para a realidade que te espera. Não quero ver mais pessoas iludidas com a falsa ideia de que blogar é ganhar dinheiro fácil e sem trabalhar.

Procure sempre aprender sobre o assunto, a chance de sucesso é proporcional ao tamanho do seu conhecimento e comprometimento.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 12 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Realmente tudo que disse é verdade, tenho projetos na internet desde 2008 e passei 2 anos pra viver somente deles, mas o AdSense tem que ter ou um artigo ou vídeo viral ou muito conteúdo.

    Sem trabalho e muita mas.. muita persistência o meu conselho é que nem comece pra não perder tempo. Se for começar um blog comece com uma coisa que você tenha paixao que pelo menos vai ajudar pessoas. Obrigado pelas sua palavras sinceras que vai abrir os olhos de muitos iniciantes que podem ser iludidos com os tais "gatilhos mentais" Abraço.

    Responder
  • meu amigo, pessoas como vc são raro de lhes conhecer vc me abriu a visão, eu estava ja aqui a procurar de me empenhar somente neste negocio. obrigado sempre a considerar Fotografo Pedro Mendonça, apartir de Angola/Luanda #photo #potd

    Responder
  • Silvia Santos comentou em

    Ola,ainda não criei meu blog,mas tenho pesquisado e estudado bastante a respeito deste assunto.Aqui encontrei uma das matérias mais interessantes que li até aqui.Sua sinceridade é muito importante a todos que como eu pensa em ter um blog, e porque não ter um renda vinda dele?Valeu pelas dicas valiosas,Desejo a voce muito sucesso.Abraço.

    Responder
  • Concordo plenamente com tudo !
    parabéns por seu trabalho, vocês esta entre os poucos que dizem a verdade na internet. valew

    Responder
  • Amei o artigo. Gosto quando abrem o jogo expondo a verdade como ela é, ainda mais sobre um assunto que é tão divulgado na internet quanto ganhar dinheiro online. Me identifiquei com o conteúdo por saber exatamente o que é isso! Parabéns!!!

    Responder
  • Tenho um site em inglês e francês, lançado em abril/2015. Após escrever 30 artigos só em junho consegui algo com Adsense (13USD). Em julho fechei 25USD, e em agosto consegui emplacar um artigo viral. Fechei 253USD em agosto e em setembro o plano é fechar também perto de 250USD. Um blog apenas não é suficiente mas se (SE) você tiver 10 fazendo 250USD por mês, seria um bom valor.

    Responder
  • Gostei muito das suas dicas parabéns por seu trabalho, é quando se começa trabalhar pela internet não se sabe o quanto dá trabalho e os resultados demoram a aparecer.

    Responder
  • raffaelli comentou em

    Ricardo

    Muito bom o artigo. Concordo plenamente, estou vendo milhares de pessoas oferecendo isso ou aquilo, se fosse tão fácil assim ..........

    Abs
    Flavio Raffaelli

    Responder

Deixe seu comentário