SEO: 7 dicas de ouro para suas postagens

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Todo blogueiro sabe (ou deveria saber) a importância de ter boas noções de SEO para conseguir tráfego orgânico para seu site. Essa importância aumenta exponencialmente para quem tem um blog monetizado com Adsense, pois como já explicamos neste vídeo, o tráfego orgânico é o que mais gera receita neste caso.

Fazer um bom curso de SEO custa caro (veja este exemplo), e as vezes não precisamos saber tanto quanto é ensinado neste tipo de treinamento, basta-nos o básico. Por isso, eu preparei algumas dicas que lhe ajudarão a melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de pesquisa, como o Google por exemplo, e que podem devem ser aplicadas por qualquer blogueiro, confira:

As tags de cabeçalho

As tags de cabeçalho (h1, h2... h6) se usadas corretamente ajudarão, e muito, seu conteúdo perante os buscadores. Comece entendendo que quando maior o número da tag de cabeçalho, maior será a importância do texto que estiver dentro dela.

Assim, o título do seu post sempre deverá estar dentro das tags H1. Mas cuidado, pois não existem dois títulos mais importantes em uma página, portanto você SOMENTE deve ter um cabeçalho H1 por página. Caso o tema do seu blog não exiba o título do post dentro de um H1, faça as devidas alterações ou contate o desenvolvedor do tema para que as devidas alterações sejam feitas.

Dentro do conteúdo do post por sua vez, você pode ter vários cabeçalhos com H2, H3, etc, logicamente que tudo de acordo com a necessidade. Eu sugiro que você use somente H2 e H3 para os subtítulos da página de acordo com a importância de cada um deles.

O título do post

Como falei no item anterior, o título é a parte mais importante, justamente por isso deve serguir algumas regras básicas, principalmente em relação à quantidade de palavras. Um bom título deve ter no mínimo 40 e no máximo 70 caracteres.

Se o tamanho exceder esse limite, muito provavelmente os resultados dos buscadores não irão mostrar todo título do seu conteúdo, podendo deixar assim informações importantes invisíveis para quem faz uma pesquisa. Além disso, o título deve obrigatoriamente conter a palavra chave (falaremos mais sobre isso a seguir) de seu post, preferencialmente no início dele.

URL do post

A URL do post também é muito importante e não deve conter as chamadas Stop Words, que são aquelas palavras consideradas irrelevantes para seu conteúdo, tais como: sua, para, o, a, de, etc. Lembre-se de sempre remover estas palavras da URL de suas publicações, veja o link deste post por exemplo:

seo url stop words

Palavra chave

Podemos dizer que a palavra chave é o assunto principal do post. Neste post, por exemplo, a palavra chave é SEO.

Sua palavra chave deve aparecer obrigatoriamente em alguns locais específicos do post, pois assim seu conteúdo terá uma relevância maior para os buscadores. Veja onde é importante inserir a palavra chave:

  1. No título do post.
  2. Na URL do post.
  3. Em alguma parte do primeiro parágrafo do texto.
  4. Em 1 subtítulo do conteúdo
  5. No texto alternativo de 1 imagem da página
  6. Ao menos 5 vezes em todo texto

Não quer dizer que sempre você precisa conseguir empregar essas 6 situações, mas tente nunca deixar de seguir as 3 primeiras indicações, elas já lhe trarão bons resultados.

Tamanho do texto

Todos sabemos que quantidade não significa qualidade, mas o recomendado é que seu post tenha no mínimo 300 palavras. Se você usa o WordPress para blogar, no rodapé da área de edição do post há um contador que indica quantas palavras seu texto contem.

seo contagem

Esse contador de palavras também é encontrado no Microsoft Word (e outros editores), portanto, você pode tranquilamente redigir seu texto no Word e copiá-lo para o blog depois de concluído.

Link de saída

Embora não seja crucial, adicionar um link para outro site pode ajudar você a melhorar o ranking de sua publicação. Você pode usar notícias ou artigos que complementem aquilo que você está postando (como o exemplo do curso de SEO no início deste artigo).

Adicionar um link de saída, significa que você está interessado em informar corretamente seu leitor (desde que o link seja relevante, óbvio), e essa atitude é bem vista pelos buscadores.

Meta descrição

A meta descrição é aquele pequeno trecho de texto que aparece no buscador quando você faz uma pesquisa. Ela é limitada 156 caracteres e deve ser persuasiva o suficiente para convencer o leitor a clicar no seu link.

A meta descrição somente pode ser editada com auxílio de plugins específicos, como o WordPress SEO por exemplo, que ao meu ver é o melhor plugin gratuito de SEO para WordPress. Eu uso ele há um bom tempo, e essas dicas que você acabou de ler foram produzidas com a ajuda dele :)

seo meta descricao

SEO não é tudo

Pra finalizar nosso artigo, gostaria de deixar claro uma coisa: SEO não é tudo.

De nada adianta você se preocupar com SEO ao extremo e esquecer de produzir conteúdos pensando em seus leitores. Preocupe-se em aplicar as dicas que você aprendeu hoje, mas produza seus posts pensando nos seus leitores e não no Google.

São os leitores que deixam comentários, compartilhasm seus posts, clicam em anúncios, compram seus produtos, contratam seus serviços e por aí vai. Se você pensar só nos buscadores, o mais básico lhe faltará: público para consumir o que você produz.

Conclusão

Gostaria de deixar bem claro que não sou nenhum profissional da área de SEO, mas estudei muito para chegar onde estou hoje, e posso garantir que tudo que escrevi aqui funciona de verdade.

Espero que meu artigo lhe ajude a melhorar o ranking do seu blog e lhe traga muitos benefícios daqui pra frente. Caso queira compartilhar opiniões sobre o assunto, sinta-se à vontade para deixar um comentário logo abaixo.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 4 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário