O segredo para escrever posts fantásticos (garantido)

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Quer aprender a escrever textos incríveis para seu blog? Então você precisa ler este artigo agora mesmo!

É caro amigo, é muito difícil conseguir chamar a atenção do público na internet, afinal de contas há tanta informação disponível que este poderia ser apenas mais um texto como tantos outros. Mas o que, de fato, fez você clicar no link e ler estas primeiras palavras?

Essa e outras dicas você confere a partir de agora.

O título

Essa é a peça chave de tudo, se o título do seu post não for bom, ele não vai ser visitado, mesmo que tenha um excelente conteúdo. Você tem poucos segundos para convencer o leitor de que aquele conteúdo realmente vale a pena ser lido, e isso só é possível com títulos chamativos e persuasivos.

escrever

A melhor técnica para criação de títulos é a AIDA, que pode ser traduzida da seguinte forma:

  1. Atenção
  2. Interesse
  3. Desejo
  4. Ação

Explicando: você precisa chamar a atenção do seu leitor, despertar o interesse dele pelo conteúdo, fazer com que ele sinta desejo de ler aquilo e seja convidado a executar alguma ação quando seu post estiver fora do contexto do seu blog (em uma newsletter por exemplo).

Vamos usar o exemplo deste post para exemplificar:

  1. Eu chamei sua atenção dizendo que tenho um segredo para contar, as pessoas adoram segredos.
  2. Disse que o segredo era sobre como escrever posts FANTÁSTICOS, despertando o interesse dos blogueiros.
  3. Disse que era uma técnica GARANTIDA, aguçando o desejo de saber do que se trata.
  4. E em nossa newsletter eu tenho uma ação convidando o leitor a VER O POST COMPLETO.

Simples não acha? Na verdade essa técnica pode ser usada para criar uma série de templates para títulos, mas isso é assunto para um próximo post, fiquem ligados.

Thumbnail

Também chamada de miniatura ou imagem destacada, tem a função de chamar a atenção daquele leitor mais "desligado" e que geralmente não lê, apenas rola a página em alta velocidade em busca de algo que lhe interesse. Para conseguir conquistar esse tipo de leitor, não adianta um bom título, pois ele é muito "visual" e somente vai ler o título se a imagem for chamativa.

Se o seu tema atual não permite o uso de imagens nas listagens de posts, considere usar este recurso com urgência, pois você pode estar perdendo muitos leitores por conta disso.

Para criar boas thumbnails, não basta somente ter conhecimentos em um software de edição de imagens, como o Photoshop, por exemplo, mas é preciso seguir algumas técnicas para conseguir fazer sua imagem ter o resultado esperado. Veja algumas dicas:

  1. O fundo e o texto devem ter um bom contraste, fazendo com que o texto seja de fácil leitura.
  2. Use cores vivas, ou no fundo ou no texto, de forma que a imagem fica mais chamativa.
  3. Não insira muito texto e procure dar destaque para a palavra chave principal.
  4. Não faça muitas imagens parecidas em sequência, pois isso torna seu blog monótono.
  5. Tente fazer com que a thumbnail "fale sozinha", ou seja, que uma pessoa consiga entender do que trata seu post somento olhando para a imagem.

Nota: nem sempre é possível criar uma thumb perfeita, mas tente não relaxar e sempre buscar o melhor resultado.

O primeiro parágrafo

Este é o elemento chave que vai definir se a pessoa vai ler seu texto até o final ou vai desistir logo de cara. No primeiro parágrafo você precisa reafirmar aquilo que seu título diz, porem a diferença básica é que aqui você não tem um limite de caracteres para fazer isso.

Mas, note que é importante não se prolongar demais, pois isso pode fazer o leitor desistir do texto se considerar a introdução muito chata. O primeiro parágrafo, na verdade, deve ser uma espécie de manchete de jornal, que apenas desperta o interesse da pessoa pela notícia completa, então, procure inspiração nos jornais e revistas e aprenda com quem sabe.

Quebrando a monotonia

Vamos combinar que não há nada mais entediante (chato) do que ler um texto de 1.500 palavras que não tenha subtítulos, uma formatação adequada e algumas imagens para quebrar o texto em partes menores. Eu particularmente canso só de olhar para uma página cheia de texto sem nada de diferente, e acabo desistindo de ler antes mesmo de começar.

formatacao

Provavelmente você também é assim ou tem hábitos parecidos, acertei?

Pois bem, evitar essa sensação é muito simples:

  1. Divida seu texto em seções com subtítulos
  2. Formate seu texto com um bom distanciamento entre parágrafos, um tamanho adequado de fonte e destaque palavras chave com negrito no meio do texto.
  3. Imagens relacionadas com o texto são ótimas para dar um ar mais suave aos artigos.

Essas três dicas super simples vão permitir que você produza textos maiores, porém, sem que os mesmos fiquem cansativos ao leitor. Já ao produzir artigos menores, cuidado para não inserir muitas seções ou imagens e acabar tirando o foco do texto que continua sendo o principal.

Fale a língua do seu leitor

É muito importante que você use em seus posts uma linguagem clara, fácil de entender e que realmente seja a mesma usada pelos leitores do seu blog. O que eu quero dizer, na verdade, é que você deve usar uma linguagem mais informal ou então o contrário dependendo do seu público.

Em um blog onde o público alvo são advogados e juízes, por exemplo, não é nada indicado usar gírias ou expressões populares nos textos, enquanto em um blog sobre comportamento e opiniões pessoais isso seria totalmente normal e correto.

Recapitulando

Para encerrar vamos revisar os principais pontos falados no artigo de hoje:

  1. Crie títulos impossíveis de serem ignorados.
  2. Faça boas thumbnails para cativar quem se apega ao visual.
  3. Dê atenção especial ao primeiro parágrafo do texto.
  4. Formate seu artigo de forma agradável.
  5. Procure expressar-se corretamente de acordo com seus leitores.

Creio que a partir de agora você está apto a criar textos muito melhores para seu blog, mas lembre-se: a prática leva à perfeição, portanto escreva muito para melhorar cada vez mais.

Abraço e sucesso à todos!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 2 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Samuel Oliveira comentou em

    Caro amigo, acabei de registrar um domínio mais estou sem assuntos e sem saber na verdade o que fazer. Pensei que fosse fácil criar um blog, que fosso útil postar algo de outras fontes, mais ao assistir seus vídeos vi que isso não é correto e também pode ser muito desagradável para o meu site. Já não sei o que fazer, já pensei em desistir. Me dê umas dicas aí sobre como criar um bom documento e como ter sucesso com esse blog. Agradeço pela sua atenção, fica com Deus amigo.!

    Responder

Deixe seu comentário