Posso publicar conteúdo de terceiros no meu site?

  • Publicado em: 23/09/2013
  • Categoria(s)Estratégias, SEO
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Essa pergunta com certeza é feita por todos nós blogueiros, principalmente quando somos iniciantes. Eu também já apelei para conteúdo de outros sites quando estava no início do meu blog e podem ter certeza que não valeu a pena.

Muitas pessoas pensam que simplesmente por estarem citando a fonte original do conteúdo, estão fazendo a coisa certa, mas na verdade não é bem assim que funciona no mundo dos blogs. Talvez legalmente você esteja fazendo da maneira correta, mas não é só a questão legal que está envolvida nesse tipo de situação.

No vídeo de hoje, quero falar um pouco sobre as penalizações que você pode (e certamente vai) sofrer se simplesmente virar um agregador de conteúdo ao invés de um produtor. Quero também passar uma dica muito interessante sobre como você pode utilizar um conteúdo já publicado em outra fonte para produzir artigos para seu blog sem sofrer as penalizações impostas pelo plágio.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 38 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Axelmar v. Brito comentou em

    Olá sou Microempreendedor e moro na cidade de Porto Alegre-RS.

    Tenho uma pequena empresa de higienização, empresa registrada, cnpj, alvará, web site ativo desde 2015 e também possuo uma fan-page no facebook onde divulgo meu serviço.

    Eventualmente tenho sempre o hábito de pesquisar e acompanhar a concorrência, eis que resolvo dar uma pesquisada em paginas de outros estados do brasil para dar uma analisada mais a fundo, e vejo alguém fazendo uso de minhas fotos em sua fan-page no RJ.
    Pedi educadamente para o administrador me dar os crédito ou apagar as fotos da postagem sendo que faço uso de tais fotos em meu website pessoal da minha empresa, e as fotos são minha, eu mesmo tirei ao realizar o serviço na casa do cliente na época,
    Ai o proprietário se negou a apagar as fotos, alegando que desconhecia a reclamação que eu estava fazendo, e ele tinha pago uma empresa de marketing para fazer o gerenciamento da sua fan-page, dizendo também que ia consultar o setor jurício dele, dai fiz a denuncia diretamente no formulário do facebook para reclamar do plágio do cidadão.
    Até agora não obtive resultado do facebook, e a postagem continua no ar ainda.
    Como proceder em tal situação???

    Responder
  • Rodrigo Moya comentou em

    Estou com uma dúvida no meu caso dou uma entrevista em outro veiculo de comunicação por exemplo entrevista no Folha de SP onde saiu a matéria com minha autoria no site da Folha de SP mas quero que essa mesma matéria fique postada no meu Blog pois preciso gerar audiencia para meus canais de comunicações como devo proceder? Posso copiar a minha entrevista que saiu no site da Folha de SP e inserir no meu Blog ?

    Responder
    • Pode, mas o conteúdo pertence ao Folha pois foi produzido por eles. Na verdade fazer isso um ou duas vezes não irá penalizar o seu site, o problema é quando isso é recorrente.

      Responder
  • Patricia comentou em

    Ricardo, quando posto um artigo de um outro autor, é necessário ter uma autorizacao por escrito ?
    Por exemplo, num blog sobre maternidade, se um médico escrever sobre amamentacao sendo um colaborador, preciso formalizar a autorizacao da publicacao ?
    grata

    Responder
    • Creio que não seja necessário pois ele escreveu o texto já sabendo onde ele seria publicado. Mas tem outra questão, se esse mesmo artigo for enviado para outros sites e blogs, apenas um deles será considerado "original" diante do Google, os demais serão considerados plágio e terão a indexação prejudicada.

      Responder
  • Olá! Estou com uma dúvida:
    Eu escrevo em um blog sobre intercâmbio e viagens, e fui convidado por um amigo a escrever alguns textos sobre esse mesmo assunto no site dele. Tem alguma forma de compartilhar nesse site um texto que já foi publicado no meu blogue (eu como autora), sem sofrer essas penalizações do google?

    Responder
  • José comentou em

    Olá Ricardo! Gostei muito das dicas do seu vídeo. Entendi e concordo completamente teus dizeres, mas minha principal dúvida é: Não de eu copiar conteúdo e citar a fonte, mas em alguns casos, eu dispor em meu blogue, o link de uma noticia por exemplo. O que vc acha? Claro que estarei levando meu leitor a ir para outro site, mas são alguns casos que as vezes acho interessante. Segue um exemplo do que em refiro.
    https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2018/02/19/testamento-digital-quem-serao-os-herdeiros-da-sua-historia-virtual.htm

    Responder
    • Se você quer complementar o seu post com alguma informação relevante não vejo porque não usar, porém sempre abrindo esses links em uma nova aba pra não fazer seu leitor sair da sua página através de um link externo.

      Responder
  • Estou começando um projeto e suas dicas cairam em terra fértil. Acredito que apartir de hoje começarei a me aprofundar melhor no desenvolvimento do meu conteúdo para a fidelização de um publico alvo. Obrigada e muito sucesso!

    Responder
  • Meu site é finanças e tenho pouco tempo para comentar os links que estou compartilhando na minha fanpage à principio.
    Pelo que vi no vídeo seria interessante eu comentar as noticias e não só simplesmente postar o link.
    Como disse à principio estou fazendo isso só na fanpage mas gostaria de criar uma área no meu site institucional de notícias para postar os mesmo conteúdos.
    No meu caso você também não acha interessante fazer isso, apenas se eu escrever uma matéria sobre o conteúdo que estou postando ou nesse meu caso não teria problema?
    Se puder me ajudar eu fico grato.
    Cordialmente,
    Alex Fontes.

    Responder
  • Ola Ricardo Bernardi Tudo bem?

    Serei Bem Rápido!

    Tenho Um Blogger, e Posto trailer de Filmes e Gostaria de saber, se corro o Risco de ser Ponido pelo google por isso!
    Não encontrei uma resposta ainda sobre isso, Sobre post de Videos Traller no blogger...

    Obrigado! E agradeço se puder me responder! Abraço! Pra ti...

    Responder
  • Eu já estava começando a ser um agregador quando vi esse vídeo. Já me salvou de início. Então, minha dúvida é a seguinte. Eu encontrei um domínio de nome muito interessante que é um termo muito usado na área de Redes (Linux) que é a expressão "Super Usuário". Como sou iniciante em Linux, procurei pelo domínio http://www.superusuario.com.br e não acreditei que estava disponível. Comprei. Minha ideia era registrar meus estudos para facilitar minha consulta quando eu fosse configurar outro servidor linux, mas o site começou a ser procurado sem eu divulgar. Estou com umas 30 visitas diárias. Dia 23 tive 51, dia 24 , 91 visitas e dia 25 52 visitas, isso sem ter ao menos divulgado. Porém comecei a colocar uns conteúdos de outros sites só pra não perder os visitantes, mas eu já criei dois tutoriais só pra não ficar vazio e ser algo que eu mesmo criei, como você disse, não copiar.
    Qual a frequência de postagens eu tenho de colocar? Seria por dia, semana.... Fica ruim deixar no ar com pouco conteúdo ou seria melhor deixar um "página em construção, aguarde novidades"? Obrigado.

    Responder
  • Adriana comentou em

    Olá. Estou querendo um jeito de ganhar dinheiro na internet. Pensei em criar um site ou blog com oportunidades de emprego. Eu faria uma pesquisa das vagas existentes e colocaria na página. Isto é ilegal? Queria ganhar com monetização da página. Estou bem perdida ainda. Se puder me orientar agradeço.

    Responder
  • washington comentou em

    Ricardo, estou montado um site sobre um torcida da minha cidade, porem queria coloca uma tabela atualizada do clube de futebol no caso que a torcida representa, se eu pega um uma pagina especifica de um outro site e linka no meu site é ilegal?

    Responder
  • Tony Alves comentou em

    Olá, Ricardo!.
    Muito boa sua dica, valeu muito para começar a realizar um trabalho no blog.
    um abraço

    Responder
  • Ricardo, obrigado pela sua orientação. Fiz algumas postagens assim, porém dando o crédito. Depois de ler atenciosamente sua postagem, não o farei mais. Procurarei gastar mais tempo na criação. Valeu pela dica.

    Responder
  • Patricia comentou em

    Obrigada pelo vídeo!
    Estou criando um site agregador de vídeos em um nicho praticamente inexistente e minha ideia é pegar vídeos de profissionais da área e postar no meu blog, colocando claro minha contribuição no post.
    Acredito q vou agregar valor ao conteúdo do vídeo e isso poderá beneficiar o dono do canal que terá mais visitas e o meu blog que terá um conteúdo mais completo do que só o vídeo.
    Acho que vai dar certo!

    Responder
  • joao vinicius comentou em

    Ricardo Excelente o conteúdo, a procura da minha dúvida mais ainda tenho ela, poderia me ajudar.
    Tenho uma empresa que presta serviços de TI, eu instalo em meus Cliente roteadores CISCO, instalado Produtos MICROSOFT, computadores DELL;
    Gostaria de por em meu site uma pequena exibição de imagens de PARCEIROS, nesse caso eu poderia por o logo das empresas acima ? pelo fato que uso/compro produtos e serviços deles ? Obrigado

    Responder
  • Vítor comentou em

    se eu usar algumas fotos de história em quadrinho que eu pego na internet mas tudo que eu escrever sobre ela fui eu que falei tem problemas de eu ter pego a foto?

    Responder
  • Eder comentou em

    Gostaria de montar um site para mostrar promoções de produtos e, nesse site, eu iria colocar os links diretamente para as lojas e/ou sites de busca com o produto em promoção. Estou fazendo correto ou ferindo alguma lei ou diretriz de um blog?

    Responder
    • Citar sites através de links é bem diferente de copiar um conteúdo de outro site, que foi o assunto debatido nesse post.
      O que você não deve fazer é copiar o conteúdo de outros sites para publicar no seu blog.

      Responder
  • Raimundo comentou em

    Olá, Ricardo gostei da vídeo aula (publicar conteúdo de terceiros)e me tirou as dúvidas que tinha! Realmente quando somos iniciantes muitas dúvidas nos cercam,e eu sou iniciante, por exemplos se eu citar em uma página endereços (links)como o seu endereço dizendo o blog do Ricardo é um local onde se encontra várias vídeo aulas para iniciantes de php e mysql e algo mais, estarei infringindo a lei dos direitos autorais? Faço esta pergunta porquê gostei muito das vídeo aulas de php e mysql que vi no seu blog. Até mais: Raimundo

    Responder
    • Você está ferindo direitos autorais quando pega um conteúdo de outro site e faz uma cópia do mesmo para o seu site sem a autorização do autor e sem informar quem é o autor do conteúdo original.

      Responder
  • David comentou em

    Olá Ricardo, excelente dica. Se um dia você já foi um agregador, digamos, hoje você desenvolve artigos e vídeos de ótima qualidade. Parabéns pelo vídeo!

    Responder
  • Nelito Gomes comentou em

    Excelente dica Ricardo. E aproveito a tua deixa pra dizer é possível analisar o conteúdo do site a ver se tem ou não conteúdo duplicado usando as Ferramentas Webmaster do Google. Quando ao plágio, tenho a dizer que é melhor prevenir que remediar. O Google é muito exigente e, não vale a pena usar práticas comprometedoras de nosso esforço porque quem vai perder seremos nós.
    Valeu pela dica!

    Responder

Deixe seu comentário