Precauções ao atualizar seu blog, plugins e temas

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Com alguma frequência, o painel do WordPress nos avisa que estão disponíveis atualizações para plugins, temas e até mesmo para o sistema principal do nosso blog. A ação mais costumeira é clicar em atualizar e deixar tudo por conta do próprio WP, acertei?

Porém, após vários anos nesta estrada e depois de muitos problemas enfrentados ao fazer atualizações, eu aprendi alguns truques muito importantes e que podem ajudar você também. Por conta de atualizações feitas de forma equivocada, eu já deixei meu blog offline, perdi informações importantes e até mesmo perdi arquivos que eu havia personalizado por não pensar um pouco antes de clicar no atualizar tudo.

Veja os conselhos que tenho sobre o assunto:

Atualização de temas

Se você é iniciante no mundo dos blogs, com certeza já pegou algum tema pronto na web e saiu personalizando ele conforme sua necessidade, seja adicionando/alterando CSS ou até mesmo a estrutura do mesmo.

Mas essa é a pior prática que você pode usar, pois ao atualizar o tema, você irá perder tudo aquilo que modificou, afinal de contas o autor do tema não sabe das modificações que você fez. Próxima vez que você quiser personalizar um tema baixado da internet, pesquise sobre temas filho e não corra riscos ao atualizar seus temas.

Atualização de plugins

A regra dos temas vigora aqui também: não modifique plugins, pois você corre o risco de perder todas as alterações em uma futura atualização. Mas como não existem plugins filho, caso precise alterar, faça uma cópia do plugin e modifique essa cópia.

Mas minha dica sobre plugins é outra. Eu uso uma média de 15 plugins em cada blog, alguns deles são plugins bastante grandes e repletos de funcionalidades, como o WordPress SEO e o iThemes Security.

Esse tipo de plugin quando atualizado, (quase) sempre virá com algum erro na nova versão. Isso acontece pois são projetos muito grandes e gratuitos, o que acaba gerando uma participação muito ativa da comunidade de usuários. Os desenvolvedores até tentam, mas para atender as sugestões da comunidade acabam deixando algo pra trás em cada nova versão.

A dica aqui é nunca atualizar um plugin imediatamente quando ver que uma nova versão está disponível. Aguarde alguns dias (2 ou 3) para ver se nenhuma nova versão será disponibilizada com correções (isso geralmente acontece com os dois plugins citados acima).

Outra coisa importante é sempre conferir o que foi alterado na nova versão, pra isso, na tela de atualizações, você deve clicar no link VER DETALHES DA VERSÃO X.X.X.X do plugin em questão.

plugin update

Uma tela com o log de mudanças será mostrada e você poderá conferir quais as mudanças que foram implementadas na versão atualmente disponível. Pra quem não sabe inglês, existe Google Tradutor.

plugin changelog

Atualização do WordPress

A primeira coisa que deve ser observada quando uma nova versão do WordPress é disponibilizada, é se ela já está disponível no seu idioma, pois sempre que atualizado, somente a versão em inglês estará disponível.

wordpress update en

Após alguns dias, você verá que a versão no seu idioma também vai aparecer no painel de atualizações.

wordpress update pt

A opção de atualização automática (botão Atualizar agora) funciona perfeitamente em 99,9% dos casos (em 4 anos usando o WP, eu tive problema 2 vezes), mas como sempre há uma pequena possibilidade de erros, é muito importante que você faça um backup do seu banco de dados antes de qualquer atualização.

Caso você não tenha conhecimentos para fazer um backup diretamente pelo painel de sua hospedagem, sugiro que procure algum plugin de backup como o Simple Backup  ou o BackWPup, este último é meu preferido.

Outra dica que se aplica aqui é a de aguardar alguns dias antes de atualizar seu blog, assim, se alguma falha crítica for identificada na nova versão, você não ficará exposto até que a mesma seja corrigida.

Depois de atualizar seu blog para uma nova versão, sempre é exibida uma "tela de boas vindas", na qual são mostrados detalhes sobre as principais mudanças da versão. SEMPRE leia o conteúdo desta tela para saber e aprender sobre as principais novidades da versão.

wordpress atualizado

Dica especial

Descubra quais são os horários de menor visitação no seu site e sempre faça atualizações nestes horários. Assim, caso aconteça algum problema, poucos visitantes serão afetados.

Para sites de grande fluxo de visitação, o ideal é ter uma cópia do blog em um servidor local ou de testes, e sempre fazer atualizações neste servidor de teste. Se tudo correr bem, basta atualizar o blog real, caso contrário você sabe que terá problemas e deve evitar a atualização até que o problema seja corrigido.

Para concluir

A importância de manter seu blog atualizado é indiscutível, porém, tome alguns cuidados antes de proceder com as atualizações. Seguindo as dicas que eu passei, dificilmente você terá problemas.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje, qualquer dúvida ou sugestão será bem vinda nos comentários. Abraço à todos!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • wilson comentou em

    Muito bom gostei agora amigo , sou novo nessa área de blog estou com um problema com meu blog estavam tudo super normal de repetente pedir alguma funcionalidade no painel na aparência do blog não consigo mais personalizar nada nele por exemplo fundo e cabeçalho fica carregando por horas e não muda, existe alguma risco de ter alterado alguma coisa que possa ter prejudicado essa funcionalidade , porque eu mudei a descrição no menu na configurações gerais ,por conta disso o titulo do blog sumiu e a opção de tema do blog também sumiu , não consigo personalizar nada no menu aparência isso tá me deixando muito chateado não sei qual foi o problema que causou isso estavam tudo normal ,gostaria muito se você pudesse me da umas dicas ou me passasse o nome de alguém que eu posso recorrer para arruma-lo fazendo com ele volte ao normal vou ficar muito grato mesmos Wilson

    Responder
  • Charles Machado comentou em

    Parabéns pelo excelente trabalho Ricardo!

    Muito obrigado por fazer e compartilhar algo tão importante. A maioria das pessoas ignora as possibilidades que você citou a acaba por correr mais riscos. Esperar um pouco, verificar o que mudou, escolher horários, fazer backup, são coisas que muitos nem lembram...

    Siga firme!

    Responder

Deixe seu comentário