Ouça seus leitores, eles são ótimos consultores

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Nós blogueiros passamos o dia preocupados basicamente com produção de conteúdos, e muitas vezes não enxergamos detalhes simples e óbvios em nossos projetos. Porém um leitor, que geralmente olha de uma forma mais simplificada para o site, consegue identificar carências ou falhas que podem ajudar muito na hora de implementar melhorias no mesmo.

Talvez você esteja se perguntado: por que diabos o Ricardo está falando isso?

Bem, deixe-me contar um fato que aconteceu comigo (há pouco tempo por sinal) e que mudou significativamente os rumos do RBtech.

ouvindo

Logo após ter mudado o tema do blog, recebi um email de um leitor que dizia mais ou menos isso (não tenho o texto exato para inserir):

Seria interessante se o site tivesse uma página para listar todos os cursos disponíveis, facilitando assim a busca por uma série de aulas ou artigos - Maurício Carvalho

Só então eu percebi que estava tão focado no conteúdo, que havia esquecido de algo básico para um site que oferece cursos. E não era um erro do novo tema, pois essa página para listagem de cursos nunca existiu desde a fundação do RBtech lá em 2008.

Como pode alguém querer vender cursos, sem mostrá-los para os possíveis compradores?

Parei imediatamente tudo que eu estava fazendo e comecei a trabalhar na página de cursos, pois percebi que a ideia era ótima e essencial para o site. Em algumas horas já estava fazendo os primeiros testes e em menos de um dia a página estava publicada, enviei então um email de resposta avisando o leitor que a página havia sido publicada e agradecendo a sugestão.

O resultado foi instantâneo! Assim que a página foi publicada os acessos começaram, e hoje, a página é a segunda mais visitada do site (perdendo apenas para a home page).

Moral da história

Dê voz ao seu leitor, pois cedo ou tarde, ele vai dar uma dica muito especial que pode melhorar seu projeto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário