Obstáculos de um blogueiro - Concorrência

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá blogueiros e aspirantes, tudo bem com vocês?

No artigo de hoje eu quero falar sobre a principal dificuldade enfrentada por quem inicia no mundo dos blog hoje, a concorrência. É sabido que diariamente milhares de blogs são criados e a chance de cada um deles ter sucesso é reduzida exponencialmente com o passar dos dias.

Isso acontece por uma série de fatores mas a grande maioria deles está ligado ao nosso despreparo psicológico para lidar com as situações do nosso cotidiano, leia nosso artigo anterior para mais detalhes.

obstaculos blogueiro

Não faça igual os outros

O que faz você acompanhar o RBtech? O que faz você querer consumir os conteúdos publicados aqui?

Provavelmente é algum diferencial que você encontrou aqui e que outros blogs não oferecem pra você, acertei?

Pois bem, é exatamente isso que você precisa fazer! Se você quer ter um blog para fazer o que outro já faz, não perca seu tempo, o público que realmente trará retorno para seu projeto é aquele engajado e fiel ao seu conteúdo.

Procure incessantemente uma forma de ser diferente dos outros blogs que atuam dentro do mesmo nicho que o seu. Ofereça algo que seu leitor não irá encontrar em nenhum outro lugar e relacione-se com seu público de maneira única, seja através do seu conteúdo ou diretamente pelas redes sociais, por exemplo.

Minha fórmula mágica

Quando eu comecei a fazer vídeo aulas eu fazia exatamente igual a todo mundo que já fazia isso há muito mais tempo que eu, logo, meu público não crescia, eu não conseguia conquistar uma audiência maior.

Eu levei praticamente 3 anos para perceber uma coisa muito simples: eu não gostava da forma como a grande maioria das aulas era produzida, não gostava daquela enrolação e tempo perdido esperando o tutor digitar um código ou fazer algum procedimento demorado. Eu queria algo dinâmico de verdade, direto ao ponto mas sem abrir mão da qualidade e principalmente sem abrir mão do conteúdo.

Foi então que eu comecei a produzir aulas da mesma forma que eu gostaria de ser ensinado por alguém. Aulas objetivas, bem editadas e que davam muito trabalho para o aluno praticar tudo que era ensinado, e isso começou a dar uma satisfação muito grande para os alunos.

Na verdade o segredo de tudo está em produzir conteúdo exatamente da forma como você gostaria de consumir esse conteúdo

Dicas para encerrar

Para encerrar nosso artigo de hoje, veja mais algumas dicas:

  1. Seja você mesmo: não crie um personagem nem imite outros blogueiros, autenticidade conta muito.
  2. Não faça com seu público aquilo que não gostaria que fizessem com você.
  3. Fique sempre de olho na concorrência, se eles fizerem algo novo, faça algo melhor ainda.
  4. Tenha uma relação estreita com seu público.
  5. As vezes, faça algo inusitado e inesperado para surpreender seus seguidores.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 2 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Anderson Souza comentou em

    Muito bom, valeu Ricardo pela dica!
    Essas dicas vão ser muito bom na hora de começa meu Blog, pois ainda estou com dificuldade do que vou postar, não quero simplesmente sair copiando conteúdo e artigos relacionado ao meu trabalho.

    Sucesso cara!

    Responder
  • Ótimo, o artigo é sensacional, com certeza o que me faz acompanhar o RbTech é seu diferencial em lidar com quem está lendo seus artigos.

    Por isso nunca deixo de estar por aqui. Obrigado por mais essa máquina de conteúdo Ricardo.

    Até ...

    Responder

Deixe seu comentário