20 lições para se dar bem no mundo dos blogs

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

São muitos os mitos em torno dos blogs, mas sempre há aquelas dicas que valem ouro e que geralmente são lições de menos de um minuto. Sabe aquela sensação de ter aprendido mais em uma frase do que em um semestre de faculdade, pois é, essa compilação de lições vai fazer você pensar isso várias vezes.

Pronto para aprender as 20 lições mais importantes para sua vida de blogueiro? Então vamos lá!

1- Uma ideia só tem valor quando sai do papel

Ser detentor de uma grande ideia não ajuda em nada se você não colocar ela em prática. Os grandes gênios do universo são pessoas que praticavam, testavam e persistiam acima de tudo.

2- Esconder sua proposta do mercado não é uma boa estratégia

Se você daqueles que quando tem uma proposta mirabolante sobre um novo produto ou serviço fica guardando tudo à sete chaves, está na hora de mudar seus conceitos. A única forma de descobrir o potencial de uma grande ideia é apresentar ela para amigos, parceiros e possíveis investidores.

3- Tendências e oportunidades são coisas diferentes

Tendência é quando você, com base no mercado atual, tenta prever o futuro de um determinado nicho. Oportunidade é quando você explora um nicho que é carente de algum produto ou serviço.

Não confunda as coisas, ficar prevendo o futuro pode não ser a melhor estratégia. Preocupe-se em explorar o mercado atual e descobrir o que as pessoas querem e precisam para cada nicho específico.

4- Pode levar até 2 anos para o caixa ficar no "azul"

É meu amigo, se você pensou que é só criar um blog e ficar milionário, enganou-se. Dependendo do nicho explorado e do montante investido para o início do projeto, pode levar um bom tempo até conseguir cobrir os custos e começar a ter lucro com seu projeto.

5- É preciso estar preparado para investir

Ninguém consegue lucrar sem investir algum valor antes, é assim com tudo em nossa vida. Ninguém consegue um emprego sem estudar antes, ninguém abre uma loja sem investir antes, é assim que funciona.

No mundo dos blogs é a mesma coisa, o retorno do seu projeto é proporcional ao investimento que você faz nele, ou seja, se você não investe nada, você ganha nada ou muito pouco, regra básica caro amigo.

6- Qualquer site corre o risco de fracassar

Alguns sobrevivem por algum tempo e depois desaparecem, enquanto outros sequer ficam conhecidos. Qualquer projeto que você iniciar tem 50% de chance de dar certo, e outros 50, bom, você sabe...

7- As vezes mudar a estratégia é o melhor negócio

Sabe aquelas horas em que tudo parece se encaminhar para o fim? As vezes mudar a estratégia de negócio pode fazer toda diferença e evitar a tão temida falência.

8- Preserve os valores sobre os quais o site foi concebido

Mantenha sempre o ideal sobre o qual o projeto foi concebido, indiferente do que aconteça durante o caminho.

9- Todo colaborador irá embora um dia

Se você conquistou bons autores para fazer parte do seu blog, não acomode-se, pois um dia todos eles irão embora.

10- A paixão, sozinha não faz o sucesso do negócio

Por mais que você goste daquilo que faz é preciso estratégia e planejamento o tempo todo. Fazer o que gosta é parte fundamental mas não única no processo como um todo.

11- Quem é tímido também pode blogar

Não só pode como deve. Muitas vezes uma pessoa tímida para falar, pode expressar-se de forma incrível em texto, por exemplo.

12- Para apresentar seu projeto é preciso pensar como um publicitário

Criar uma boa página "sobre" o seu blog é fundamental para criar uma relação de confiança com seu público, e para isso é preciso pensar com um especialista em "vender ideias".

13- Para ter um negócio de sucesso, você precisa ser bom vendedor

Um bom vendedor tem habilidades de negociação e persuasão para convencer as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços. Isso é essencial para a sobrevivência do projeto.

14- Táticas originais lhe permitem brigar com gigantes

Não tenha medo dos grandes concorrentes, pois, com um pouco de criatividade você consegue brigar com eles de forma igualitária (ou muito próximo disso).

15- Você só precisa de mil fãs verdadeiros

Ao invés de comprar fãs e seguidores, conquiste-os. Você só precisa de mil fãs verdadeiros, ou seja, aqueles que te seguem de verdade, que divulgam sua marca, compram seus produtos e serviços. Esse tipo de seguidor, o fã de verdade, é aquele que realmente traz retorno para seu projeto, foque neles.

16- Haters e trolls existem para serem ignorados

Por mais que você se esforce, sempre haverá os que te acompanham só para perturbar, criticar e tentar desanimar você. Esse tipo de pessoa existe para ser ignorada, não discuta com quem não te ajuda em nada.

17- É possível conciliar amizade e sociedade

Se você quer ter um blog em sociedade com alguém, pense com carinho na possibilidade deste sócio ser alguém do seu círculo de amigos. A relação será mais fácil e compreensiva entre as partes envolvidas (não é uma regra, mas funciona na maioria das vezes).

18- Quem não delega, não cresce

Você não pode passar a vida toda fazendo as tarefas operacionais. Contrate pessoas para fazer o chamado "trabalho braçal" e dedique-se a parte estratégica do seu blog.

19- Equilibrar qualidade de vida com sucesso é possível

Trabalhe, dedique-se, mas não esqueça sua vida pessoal. Passeie com seus amigos e familiares, faça exercícios, VIVA! Por mais que você duvide, existe vida longe da tela de um computador.

20- Você não precisa saber tudo, basta conhecer pessoas que saibam

O networking (rede de contatos) é sem dúvidas o recurso mais importante que uma pessoa pode ter. Ao invés de correr atrás de tudo, procure conhecer bons profissionais de cada área para ter auxílio quando for preciso.

Créditos

Este post foi produzido tendo como base a matéria "29 lições essenciais para se dar bem no mundo dos negócios" publicada na edição 304 da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ótimas dicas, estou iniciando no mundo dos blogs e suas dicas me deixaram calmo e consciente desse desafio. Obrigado por compartilhar.

    Responder

Deixe seu comentário