Google Adwords: vale a pena investir?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Google Adwords, para quem não sabe, é um serviço de venda de publicidade nos mecanismos de pesquisa e também em sites e blogs parceiros da rede de veiculação do Google. Basicamente o anunciante cria anúncios que serão exibidos tendo como base as palavras chave digitadas na busca ou em um texto do site que está exibindo o anúncio.

Por exemplo, ao pesquisar por CONSULTORIA no Google, veja que antes e ao lados dos resultados chamados orgânicos, há anúncios relevantes à busca executada:

google adwords 1

Mas e para nós blogueiros, vale a pena investir em anúncios deste tipo para fazer a divulgação de nossos projetos? Seria negligência da minha parte apenas dizer SIM ou NÃO sem ter uma boa base de argumentação, por isso, eu fiz anúncios no Google Adwords para divulgar os cursos do RBtech e agora posso dar um veredito.

COM CERTEZA vale a pena investir em Adwords!

Pra início de conversa, quero deixar claro que eu usei um orçamento modesto em meus anúncios, não gastando mais do que R$ 15,00 por mês em anúncios. Esse orçamento dificilmente rendia mais que 5 cliques por dia, uma vez que eu fiz uma segmentação bem restrita nas palavras chave com a finalidade de atingir público realmente interessante para o site.

A primeira grande diferença que você nota ao "comprar tráfego", é na qualidade dos visitantes que chegam até o site através dos anúncios. Na imagem abaixo estão as visitas oriundas do Google Adwords entre os dias 01/04/14 e 31/05/14, dois meses (clique na imagem para ampliar).

google adwords 2

Perceba que a quantidade de páginas por visita é alta, quase 6 e que a duração de cada visita em tempo é de mais de 9 minutos. Isso é excelente, pois com as visitas orgânicas, ou seja, aquelas provindas diretamente do Google esses números despencam, veja a imagem a seguir.

google adwords 3

Notem que com o tráfego orgânico, temos pouco mais de 2 páginas por visita e um tempo médio de apenas 2,5 minutos, ou seja, um terço da qualidade do tráfego gerado pelos anúncios.

É justamente essa qualidade que impacta diretamente na quantidade de vendas do produto ou serviço anunciado. Como eu estava anunciando os cursos premium do RBtech, eu tive um aumento significativo nas vendas de assinaturas, e com apenas R$ 15,00 por mês em anúncios eu consegui aumentar em 20% as vendas.

Conclusão

Se você realmente quer receber tráfego de qualidade em seu blog e aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, invista em Google Adwords. Sugiro que comece devagar até aprender o básico sobre os anúncios e sobre a plataforma como um todo, para depois fazer campanhas mais incisivas no mercado.

Caso prefira, poderá ainda contratar uma agência de publicidade para gerenciar suas campanhas.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Douglas comentou em

    Ótimo Post Ricardo, Obrigado me ajudou bastante!
    Um forte abraço e sucesso nos seus projetos.

    Responder

Deixe seu comentário