5 coisas que exterminam com sua produtividade

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Para viver de blogs ou canais é preciso muita disciplina no que diz respeito à produção de conteúdos, afinal de contas o que move nossos projetos é o conteúdo que publicamos. Porém, a internet nos dá uma falsa ilusão de liberdade, muitas vezes nos desviando do foco principal e reduzindo nossa produtividade a praticamente ZERO.

Ou vai dizer que você nunca passou um dia inteiro sem fazer nada de útil, e gastou todo seu precioso tempo nas redes sociais ou até mesmo no celular?

Por isso, no artigo de hoje, resolvi listar os piores vilões de quem trabalha online, para que você passe a evitá-los ao máximo e consiga dar prioridade àquilo que realmente importa: seu blog ou canal de vídeos.

trabalho

Redes sociais

Se eu pudesse definir as redes sociais em poucas palavras eu diria que elas são excelentes geradoras de prejuízo. Elas destroem sua vida pessoal e profissional como uma doença silenciosa, e quando você percebe já não tem mais volta.

Cansei de ver amigos serem demitidos por não saber a hora de "compartilhar" sua vida pessoal na web. Não seja você mais um número nessa estatística.

Se você quer viver de internet, as redes sociais podem ajudar muito, mas se usadas na hora certa e com dosagem adequada. A partir do momento em que você passa a dar mais importância para sua "timeline" do que para seu projeto, o fracasso é o caminho mais próximo.

Dica

Defina horários para usar o Facebook e Twitter por exemplo, e CUMPRA-OS. Use alguma ferramenta para fazer postagens programadas e automatizadas em suas páginas e perfis, evitando assim o contato direto com a "tentação", o BufferApp e o IFTTT são ótimas opções.

Emails e messengers

Caixa de mensagens, Skype e Facebook Chat abertos em tempo integral no computador são sinônimo e atraso ou adiamento de tarefas. Você sempre vai parar tudo que estiver fazendo quando ver que um novo email chegou ou então quando ouvir o alerta sonoro que uma nova mensagem foi recebida no chat.

Acredite, você não precisa ficar "conectado" o tempo todo, mas você precisa escrever mais artigos e produzir mais vídeos para publicar.

Dica

Não abra seu email mais que 4 vezes por dia e mantenha o status de seus messengers como invisível, ou melhor, nem entre no messenger. Defina um dia da semana para jogar conversa fora com seus amigos ao invés de ficar o tempo todo com o Skype aberto.

O celular

Hoje em dia o celular é uma extensão do computador pessoal, e passa praticamente 24 horas por dia ao nosso lado, e o pior de tudo, conectado. E quando estamos trabalhando, lá está o celular ao nosso lado para ser consultado a cada 5 minutos.

Liberte-se, existe vida longe do seu smartphone!

Dica

Mantenha o celular no modo silencioso e preferencialmente fora do seu campo de visão direta.

Ilusão de liberdade

Lembra que no início do artigo eu falei sobre uma falsa ilução de liberdade causada pela internet, pois então, ela realmente existe. A grande maioria dos blogueiros iniciantes pensa que pode trabalhar quando quiser, e na verdade pode, mas desde que TRABALHE.

Se você não fizer o que tem que ser feito, ninguém vai fazer por você. Primeiro vem a obrigação, depois a diversão!

Dica

Crie um cronograma de trabalho e siga-o à risca. Somente depois que TODAS as suas tarefas estiverem prontas você pode ter a tão sonhada liberdade que a internet propicia.

Falta de prioridades e metas

Cada um é livre para escolher seus caminhos, mas é preciso definir o que faremos primeiro e que deixaremos para depois. Trabalhar online também exige isso, precisamos pensar no que queremos realizar primeiro e trabalhar para isso, depois partir para o segundo desafio e assim por diante.

objetivos

Para saber nossas prioridades, precisamos ter metas, caso contrário, não temos uma base de partida, afinal de contas, não tem como decidir a ordem de coisas que não existem.

Dica

Toda semana crie uma lista de objetivos a serem cumpridos em cada dia, assim você terá um bom cronograma para seguir.

Bônus: Falta de motivação

Todos nós precisamos de um empurrãozinho vez ou outra, mas quando trabalhamos na internet geralmente estamos sozinhos na empreitada. Ninguém vai vir até você para lhe dar aquela força quando você estiver meio desanimado, muito pelo contrário, é mais fácil alguém querer dar o "golpe de misericórdia" e eliminar um concorrente do mercado.

Dica

Use comentários positivos sobre o que você faz como fator motivacional, e os comentários negativos como motivação para fazer melhor da próxima vez. Leia livros de auto ajuda e histórias sobre empreendedores de sucesso, elas ajudam muito.

Recapitulando para encerrar:

Evite as redes sociais e os messengers no dia a dia, abra emails no máximo 4 vezes por dia e deixe seu celular em segundo plano. Tenha sempre um cronograma de tarefas e objetivos a serem cumpridos durante a semana e procure inspiração e motivação principalmente em livros.

Espero que tenha gostado desse artigo e que consiga produzir mais para seu blog ou canal de agora em diante.

Abraço e até o próximo!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário