8 dicas para dar uma pausa no trabalho

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Se eu perguntar pra você quando foi a última vez que fez uma pausa em sua jornada de trabalho para relaxar, descansar ou simplesmente quebrar aquela rotina massante de todos os dias, provavelmente você dirá: eu não tenho tempo pra isso!

Essa é sem dúvida a desculpa mais utilizada por todos (inclusive eu), mas, fique você sabendo, que ao fazer pequenas paradas estratégicas durante o dia, sua produtividade aumenta significativamente e aquela rotina (muitas vezes chata) de trabalho, acaba se transformando em um dia prazeroso, agradável e muito produtivo.

Para ajudar você nessa mudança de hábitos, eu preparei este artigo com oito dicas de como você pode dar aquela pausa no seu dia de trabalho sem sair de sua mesa, pegue um café e boa leitura.

Assista um vídeo

Escolha algo que não tenha relação com seu trabalho, afinal de contas a ideia é quebrar a rotina e não tornar ela mais extensa ainda. Se você tem uma conta no Youtube, inscreva-se em canais com conteúdos de seu interesse e assista um vídeo no meio da manhã ou da tarde.

Mas tome cuidado para não perder o foco, o objetivo é apenas desfrutar alguns minutos de diversão ou informação e não "matar" o resto do dia vendo vídeos.

Leia uma história

leitura

Fuja dos livros técnicos e tenha em seu gaveteiro um livro com um romance, drama, aventura ou até mesmo um bom documentário. No meio do seu dia, leia algumas páginas desse livro e deixe que seu cérebro se encarregue de mandar o stress embora e dar lugar à novas ideias.

Além disso, a leitura traz muitos benefícios, clique aqui e veja 10 deles.

Ouça uma música

Todos nós temos uma música preferida e que geralmente dá aquele ânimo a mais quando a ouvimos, certo? Então, pegue seu fone de ouvido e deixe as boa vibrações tomarem conta do ambiente.

Gosto musical é uma coisa que não se discute, cada um tem o seu e ponto final, por isso, nada de ouvir música no último volume, a menos que você esteja sozinho.

Limpe e organize sua mesa

Além de dar aquela merecida pausa no trabalho, fazer uma limpeza na sua mesa é ótimo para deixar seu ambiente de trabalho sempre organizado e apresentável. Se você costuma receber clientes em seu escritório, manter sua mesa organizada é fundamental para passar uma boa impressão para quem te visitar.

Una o útil ao agradável!

Planeje um passeio

por do sol

Que tal fazer uma surpresa para sua família no final de semana?

Basta usar alguns minutos do seu dia para encontrar um lugar diferente para conhecer, como um ponto turístico próximo à sua cidade. Depois é só encontrar o melhor caminho, um bom restaurante para almoçar e os lugares que não podem deixar de ser visitados. Bom passeio!

Ligue para um amigo

Hoje em dia ninguém mais quer saber dos amigos de verdade, pra que, afinal existe rede (anti)social não é mesmo? Mas que tal cultivar as boas amizades? Aquelas que realmente valem a pena, as de "antigamente" como eu costumo dizer.

Pegue seu telefone e ligue para um amigo, converse alguns minutos nem que seja pra jogar conversa fora ou relembrar os tempos de escola. Garanto que vocês dois irão ficar mais alegres para continuar a jornada de trabalho.

Alongue-se

Passar o dia em frente ao PC, muitas vezes com a postura totalmente errada, além de ser muito prejudicial pra saúde aumenta o nível de stress, sem falar nas dores nas costas, pernas e braços. Então pare o que estiver fazendo ao menos duas vezes por dia e faça um alongamento.

Você não sabe fazer exercício não é? Ok, clique aqui e aprenda alguns alongamentos para fazer.

Exercite sua mente

Fazer coisas diferentes ajuda nosso cérebro a não ficar preguiçoso, além de melhorar nossa capacidade de raciocínio e memorização. Uma boa pedida são as famosas palavras cruzadas (que todo jornal tem) ou então algum jogo que exija mais de você, como este, por exemplo.

Conclusão

Essas foram minhas dicas para quem precisa dar aquela pausa no trabalho mas não pode sair do seu escritório. E você, tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário e participe!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário