Criando um canal do ZERO - Planejamento inicial

  • Publicado em: 27/07/2018
  • Categoria(s)Planejamento
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Viver de YouTube é o sonho de muitos porém alcançado por poucos, isso por "n" motivos, porém creio que o principal seja a falta de experiência e planejamento.

A partir de hoje você vai poder acompanhar uma jornada incrível: a criação de um novo canal de vídeos para YouTube por uma pessoa que já vive disso, já tem experiência e já entende como as coisas funcionam nessa área. Na prática isso quer dizer que você vai ver como uma pessoa que já conhece o assunto planeja e executa suas estratégias para criar um novo canal a partir do absoluto ZERO.

Essa pessoa no caso sou eu mesmo, Ricardo, criador e administrador do RBtech, do Como eu Faço e sócio da Impulsione Consultoria.

Há anos eu queria fazer algo que não tivesse nada a ver com a área de tecnologia, algo com foco nos meus hobbies de final de semana, como marcenaria e culinária por exemplo. A partir de agora você vai acompanhar todos os passos e decisões tomadas por mim para transformar esse projeto em um canal de YouTube.

Essa série será dividida em várias partes, a primeira delas (esse post) sobre o planejamento terá 5 vídeos abordando várias situações desde o plano de negócio até a criação de um logotipo. Apesar de fazer tudo com foco no meu projeto eu tentei ser bem didático para realmente compartilhar com você situações que podem ser úteis se sua intenção é criar um canal e futuramente viver disso.

Além de passar dicas, ideias e explicar o motivo de cada ação estar sendo tomada eu ainda vou mostrar as ferramentas que eu uso para fazer tudo que for relacionado a esse canal. Se o seu objetivo é criar um canal no YouTube eu tenho certeza que essa série irá ajudar bastante em sua empreitada. Seja bem vindo(a)!

#1 Introdução e Planejamento

Antes de começar um novo projeto é importante definir algumas coisas, como o objetivo, o público alvo e o orçamento disponível para investir nesse projeto. Nesse primeiro vídeo vou mostrar esse planejamento básico do canal.

#2 Equipamentos

Que equipamentos eu preciso para produzir meus vídeos? É hora de definir o que pode ser adquirido com o orçamento do projeto e o que pode ser deixado para mais tarde. Nesse vídeo eu mostro uma sugestão de onde investir pra começar.

#3 Definição do nome

Criar um nome é complicado, por isso eu vou dar algumas dicas para ajudar nessa tarefa que ao meu ver é a mais complicada dessa primeira etapa do projeto.

#4 Criação do logotipo

Uma identidade não é feita só com um nome, é preciso também um logotipo que será nossa "cara" na internet (ou fora dela). Conheça ferramentas e veja como criar um logotipo mesmo sem saber absolutamente NADA sobre design.

#5 Mídias para edição

Essa parte pode até parecer meio "sem noção" para quem está inciando, mas lembra que eu já tenho um pouquinho de experiência? Justamente por isso vou mostrar algumas coisas que precisarei mais pra frente que se já estiverem prontas irão agilizar o trabalho de configuração do canal e edição dos primeiros vídeos.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário