Criando um canal do ZERO - Gravação e edição

  • Publicado em: 07/08/2018
  • Categoria(s)Planejamento
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

No primeiro post dessa série abordei a parte de planejamento do canal, ou seja, aquilo que precisa ser definido antes de pensar em gravar seu primeiro vídeo. Hoje vou mostrar como fazer a gravação e edição dos primeiros vídeos para que você possa começar a pensar nos seus primeiros conteúdos.

Porém tem uma coisa muito importante antes de ligar sua câmera e começar a falar: o planejamento editorial do seu canal. Ter um plano de ação é fundamental para garantir que você sempre tenha ideias e pautas para gravar, e manter essas ideias organizadas também é muito importante.

Vamos começar por isso então...

#6 Organização editorial

Nesse vídeo vou mostrar como organizar suas ideias de forma a facilitar a produção de conteúdo usando uma ferramentas chamada Trello.

#7 Gravando com smartphone

Talvez você até tenha uma câmera pra começar seu canal mas essa não é a realidade da maior parte das pessoas, por isso, nesse vídeo eu te mostro como gravar vídeos com qualidade usando seu smartphone. Vou falar sobre enquadramento, aplicativos para gravar e mostrar algumas técnicas úteis para facilitar seu trabalho na hora da edição.

#8 Criando uma vinheta

Eu sei que você quer aprender como editar um vídeo, mas antes eu quero te mostrar outras coisas que você vai precisar, uma delas é a vinheta do seu canal, a abertura para seus vídeos usando sua identidade visual e algumas animações simples. Veja com eu fiz a intro para meus vídeos e use esse conhecimento para criar sua própria vinheta de abertura.

#9 Base para edição

No processo de edição de um vídeo existem procedimentos que você sempre vai ter que executar, por isso ter um projeto base vai agilizar muito seu trabalho na hora de editar os vídeos para seu canal. Nesse vídeo vou te mostrar como criar um projeto que servirá como base para suas edições a partir de agora.

#10 Editando um vídeo

Agora sim chegou a hora de editar um vídeo. Nesse vídeo vou te mostrar como cortar, ajustar cores, melhorar o enquadramento e gerar o arquivo final que será enviado para seu canal do Youtube.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário