Seu blog está preparado para os imprevistos?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Os imprevistos podem ser de diversas naturezas (doenças, problemas financeiros, crises familiares) e acontecem quando menos se espera. Eu, por exemplo, recentemente precisei fazer uma pequena cirurgia que acabou me afastando do blog por alguns dias.

Mas a questão aqui não é o fato de estar afastado das atividades rotineiras, mas sim o quanto isso irá prejudicar a continuidade do seu trabalho. A primeira consequência de um afastamento é sentida na publicação de conteúdos, e caso você não tenha conteúdo reserva, seu blog simplesmente ficará parado até que sua rotina seja retomada. Isso por sua vez vai se refletir no faturamento, uma vez que sem conteúdo a tendência é que os ganhos sejam reduzidos gradativamente.

Aproveitando a experiência vivida por mim nos últimos dias, decidi compartilhar algumas dicas para ajudar você a se preparar para possíveis contratempos em sua vida de blogueiro.

imprevistos

Conteúdo reserva

Produzir conteúdo com antecedência é crucial para o bom andamento de um blog, mas nem sempre isso é possível e por diversos motivos (ou desculpas em alguns casos). Porém com um pouco de dedicação é possível ter sempre alguns vídeos ou posts "na manga" para um eventual imprevisto.

Eu sugiro que você tenha no mínimo duas semanas de conteúdo produzidos com antecedência, assim você poderá fazer seu blog continuar a atividade normal por pelo menos 15 dias. Não é uma maravilha, mas ajuda muito e resolve grande parte das situações uma vez que geralmente passamos por problemas de menores proporções.

Outra dica interessante é diminuir o ritmo de publicações durante sua ausência, assim seu conteúdo dura mais tempo e seu blog não fica totalmente parado. Digamos que você costumava publicar 5 posts por semana, passe então a publicar somente 2 ou 3 para não gastar todo seu conteúdo reserva em um curto espaço de tempo.

Outra utilidade para o conteúdo reserva é nos livrar das crises de criatividade, ou seja, aqueles dias em que não conseguimos produzir absolutamente nada. Nessas horas sempre é bom ter algo já pronto para usar até que a crise passe e nossa produtividade volte ao normal.

Organização financeira

Eu já falei um pouco sobre organização financeira neste vídeo, mas sempre é bom relembrar o assunto. É fundamental para quem quer viver com um blog ou canal ter uma boa educação financeira, afinal de contas se você gastar tudo que ganha o destino é um só: problemas e mais problemas.

O impacto financeiro de um período sem conteúdo no seu blog não é sentido imediatamente, mas em média dois meses após o ocorrido. Evitar isso é muito simples, e mesmo assim a grande maioria das pessoas ignora essa possibilidade e acaba passando por grandes apuros quando a dificuldade chega.

A regra básica é economizar em média 20% daquilo que você ganha para usar em futuras necessidades. E não me venha com esse papinho de que não sobra nada pra guardar, pois eu sei que SEMPRE sobra pra fazer uma prestação nova de uma roupa ou eletrônico, então meu amigo, tenha disciplina com seu dinheiro.

Guardando 20% do que você ganha, a cada 5 meses você terá economizado o suficiente para ficar 1 mês sem faturamento. Isso será útil também para tirar umas merecidas férias no final do ano, com a economia de um ano todo você poderia ficar até 2 meses sem receber nada e teria dinheiro para se manter, legal não acha?

Um substituto

Ter uma pessoa de confiança para deixar sua senha de acesso e algumas instruções para serem executadas no blog em caso de necessidade é fundamental. Imagine que você precise se ausentar por alguns dias e nesse período não terá acesso ao seu blog para fazer a manutenção do mesmo, como fica?

Treine uma pessoa para fazer tarefas básicas, como por exemplo agendar um post que está nos rascunhos ou até mesmo conferir se tudo está funcionando perfeitamente com seu serviço de hospedagem. Esse pessoa deverá estar capacitada ainda a escrever um post avisando seus leitores da sua ausência para que todos saibam o que está acontecendo e porque você não está interagindo no blog.

Além disso existem outras tarefas que podem ser necessárias, como solicitar um saque de dinheiro de um programa de afiliados ou até mesmo fazer o pagamento de boletos de serviços que são fundamentais para seu blog.

Conclusão

Como você pode perceber, uma simples dor de barriga pode trazer muitos prejuízos se você não estiver preparado para a situação. O que foi exposto aqui é apenas o básico e pode sofrer grandes mudanças de acordo com o projeto, mas meu objetivo era apenas fazer você pensar sobre o assunto e não ensinar como contornar todo tipo de situação.

Espero ter conseguido fazer você refletir sobre isso e assim poder fazer seu planejamento para possíveis situações adversas que podem acontecer com qualquer um de nós.

Abraço à todos e até o próximo!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário