10 benefícios que a leitura pode lhe proporcionar

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Definitivamente as pessoas não lêem mais!

Após 5 anos à frente do RBtech, eu cheguei a conclusão de que as pessoas estão lendo cada vez menos, e eu não estou falando só de livros, mas no contexto geral mesmo. Porém, para nós blogueiros, ler é exercício básico e deve ser feito diariamente, é quase tão essencial quanto beber água.

Sei que essa realidade não vai mudar só porque estou fazendo um post sobre isso, mas se ninguém fizer nada vai ser muito pior. Quero apresentar a partir de agora 10 benefícios que a leitura pode trazer pra você, acompanhe:

Estimula sua criatividade

Sabe aqueles dias em que as ideias para novos artigos ou aulas simplesmente não querem aparecer? Essa é a melhor hora para um blogueiro sair da frente do computador, pegar um bom livro, sentar confortavelmente em uma poltrona e deixar a leitura cuidar do resto.

Além de desligar você do "online", essa atitude liberta as melhores ideias da sua mente e você cria conteúdos simplesmente FANTÁSTICOS.

Aumenta seu vocabulário

Se você pretende ganhar dinheiro com seu blog, saber palavras adequadas para expressar cada tipo de situação é fundamental. Não há nada pior do que ler um texto de alguém que é limitado à "meia dúzia" de palavras (e olha que isso é perceptível).

Além de conhecer novas palavras, você também aprender a usar melhor a pontuação e outras regrinhas básicas do bom português.

Melhora a escrita

Uma vez que você aprende mais palavras, você automaticamente verá sua escrita melhorar significativamente, pois terá lido tais palavras dentro de contextos diferentes e saberá quando usar cada uma delas. Além disso, você também irá aprender a criar frases mais coerentes e com expressões fáceis de serem entendidas.

Saber escrever melhor, significa para um blogueiro mais sucesso com seus conteúdos.

leitura

Aumenta sua capacidade de argumentação

A leitura oferece a oportunidade de conhecer diversas situações mesmo sem as ter vivido, e isso por sua vez, faz com que você tenha argumentação sobre tais assuntos. Dessa forma, você não ficará excluído de alguma roda de conversa por falta de conhecimento ou por falta de ter o que falar sobre determinados assuntos.

Mantém você informado

Quando falamos em ler muitos pensam que é preciso ir à uma biblioteca e retirar livros com contos ou documentários, quando na verdade leitura é muito mais que isso. Tudo conta: jornais, revistas, blogs e tantos outros locais onde textos super interessantes são encontrados.

Ao ler de tudo um pouco, você consequentemente ficará informado sobre aquilo que acontece ao seu redor e ao redor do mundo.

Ajuda aliviar o stress

Quando você chegar em casa irritado com o dia que teve no trabalho, ao invés de descontar sua raiva na família, leia alguns minutos. Isso ajuda a acalmar os ânimos e todos saem ganhando: você porque ficou mais tranquilo e sua família que não precisou ser contagiada pelo seu mau humor.

É um hábito saudável

Se cada pessoa aproveitasse ao menos uma hora de todo tempo que joga fora com coisas inúteis para ler, o mundo com certeza seria bem diferente e todos seríamos pessoas melhores. Ao invés de passar horas no Facebook, leia ao menos 60 minutos, garanto que isso será muito mais interessante e proveitoso (principalmente para seu futuro).

Expande sua capacidade cerebral

Já dizia um grande nome da ciência (Albert Einsten):

"A mente que se abre para uma nova ideia nunca volta ao seu tamanho original"

E pode ter certeza que uma das melhores formas de  aumentar sua inteligência e capacidade de raciocínio é a leitura. Em consequência, ao ler você estará automaticamente melhorando seu rendimento na escola ou no trabalho.

Eleva sua autoestima

Ao ler, principalmente histórias e relatos de pessoas bem sucedidas, nos sentimos entusiasmados e estimulados a tentar coisas novas, fazer algo diferente e dar o primeiro passo que tanto costumamos adiar. Passamos a pensar mais positivamente em tudo, tendo como base exemplos vistos nos livros.

Faz você aproveitar oportunidades

As vezes, pelo simples fato de não ler ou não prestar atenção, perdemos oportunidades incríveis que poderiam mudar nossas vidas. Outro dia mesmo, publicamos um vídeo falando que faremos avaliações gratuitas de blogs e canais, mas para participar era preciso enviar um email seguindo algumas diretrizes básicas.

Mas ao receber os primeiros emails adivinhem: uma grande parcela das mensagens estava fora do padrão solicitado. Eram basicamente dois parágrafos que deviam ser lidos, mas mesmo assim várias pessoas disperdiçaram a oportunidade por não terem lidos estas poucas palavras.

Aviso final: A leitura prejudica seriamente a ignorância!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 10 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • João carlos luz comentou em

    Ricardo bom. Mas, a frase inicial cria um contradição.... Definitivamente às pessoas não lêem... é falso. Nunca em tempo algum se leu tanto no Brasil Agora há às correntes que acham que deve-se ler oU ISSO, OU AQUILO. e De repente não mais que de repente, vê-se que há um aumento considerável de leitura causadas pelo acesso a internet e aos meio que divulgam a literatura entre outra leitura. No bojo, geral é ótimo esse trabalho... e ainda vindo do pessoal de TI, que sempre foram considerados uns tecnólogos que escreviam muito mau pra xuxu... rsrs Valeu.

    Responder
  • Reginaldo Santana comentou em

    Bom dia meu amigo Ricardo!

    Há quanto tempo heim...

    Todos os dias estou aqui no Rbtech página inicial e como professor há 15 anos não poderia deixar de comentar sobre um post tão importante não desmerecendo os demais, pois, tenho acompanhado de perto esse processo de afastamento da LEITURA é por isso, que temos visto um País cada vez mais ignorante e não podemos deixar de maneira alguma o HÁBITO, isso mesmo HÁBITO que deveríamos ter ao contrário de estarmos dia e noite frente as novas tecnologias.

    Há poucos dias vi uma imagem na internet que dizia o seguinte "AS NOVAS TECNOLOGIAS APROXIMANDO QUEM ESTÁ LONGE E AFASTANDO QUE ESTÁ PERTO" e é exatamente esta a nossa realidade não nos sentamos mais entre amigos para discutir uma boa leitura, discutir uma ideia filosófica e fatos do gênero.

    Com estas palavras lhe parabenizo pela ideia aqui hoje exposta por você que é a SIMPLES LEITURA.

    Valeu meu amigo!

    Responder
      • Gabriela martins comentou em

        Adorei seu post, rrealmente as pessoas estao deixando de ler bons livros cada vez mais.
        Hoje acordei decidida a ler mais, para melhorar meus conhecimentos, e ler e um otimo hobbie.

        Responder
  • mmmcarvalho comentou em

    Caro Ricardo,

    Muito bom seu post, parabéns!!!

    E sobre a leitura, as pessoas não aprenderam a ler na escola e nem em casa. Com os meu filho, fiz um desafio para ele. Aos 2 anos, ele queria usar o computador. Bem, usei isso como um incentivo a leitura, e veja só, aos 3 anos é já lia muito bem, para uma criança de 3 anos, e posso te dizer que ele virou "bicho" para aprender a ler, e passou a usar o computador sozinho e lendo, o agora o desafio dele é aprender inglês, mas ele já está no caminho. Na escola ele foi tão bem, que avançaram ele de série, ele ajudava na aula com as professoras, pois era a única forma ele ficar quieto e não atrapalhar a turma.

    Em um dos relatos da professora dele, ela disse que ele fazia os deveres da amiguinha mais próxima, só para os dois irem brincar. E ainda tem muita história por causa da leitura mais cedo, foi uma bênção. O meu outro filho, estou encaminhando para o mesmo, ele já usar o computador e o irmão ajuda, mas as vezes ele quer escreve no facebook e fica perdido. E nessa hora que digo: por isso que tem estudar e aprender logo lê...

    Um abraço!

    Responder
  • Jonathan comentou em

    Cara parabéns pelo seu conteúdo, já vi praticamente todos seus vídeos e isso tem me motivado a criar meu próprio site, notei que seu canal tem pouco tempo no youtube e já tem mais de 1.000 inscritos e quase 45.000 mil visualizações acho que este resultado só foi possível por conta da alta qualidade do conteúdo, abraço e sucesso.

    Responder

Deixe seu comentário