ActivePresenter - Alternativa grátis para o Camtasia

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Um dos maiores desafios de quem trabalha com gravação de vídeo aulas é encontrar bons softwares para executar essa tarefas. O Camtasia Studio é, sem sombra de dúvida, o aplicativo mais utilizado para essa finalidade, porém é um software comercial e sua licença custa 300 dólares, o que o torna inacessível para a grande maioria dos produtores de conteúdo.

Essa questão do valor acaba fazendo com que grande parte dos produtores instale versões pirateadas do software, essa atitude além de ser criminosa acaba colocando seu computador em risco, afinal de contas você não sabe o que os ativadores fazem na sua máquina.

Por isso, durante muitos anos eu procurei alternativas gratuitas para o Camtasia, até encontrei várias opções, mas nenhuma delas supria minha necessidade. Ou a qualidade final do vídeo era ruim ou os recursos não atendiam aquilo que eu precisava.

Mas finalmente encontrei um substituto que, até o presente momento, está atendendo bem minhas expectativas e necessidades: o ActivePresenter.

active presenter 1

O aplicativo é muito semelhante ao seu principal concorrente, e é oferecido em três versões: Free, Standard e Professional.

Veja a semelhança da tela de captura:

active presenter 2

A única limitação da versão gratuita é a quantidade de formatos disponíveis para exportação, mas não pense que isso é um impedimento de uso. Mesmo na versão free você pode exportar vídeos e sequências de imagens, o que atende a necessidade de praticamente todos os produtores de vídeo aulas. Os formatos mais comuns que estão disponíveis para exportação são MP4, FLV, AVI e WMV.

Além de gravar, o aplicativo traz consigo um editor com vários recursos como inserção de textos, botões, destaques entre outros. Ah, você também pode fazer a narração de um vídeo na hora da edição, isso permite capturar as imagens e depois narrar a sequência separadamente.

É fácil se acostumar com a interface de edição, e em pouco tempo você terá condição de produzir boas aulas com o ActivePresenter. Baixe e teste, eu garanto que vale a pena.

 

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário